24/03/2020 às 10:24 Exposição

29 Museus para você visitar durante a quarentena

263
7min de leitura

 Em tempos de quarentena pode ser bastante difícil encarar os próximos dias em isolamento. Então nós selecionamos para você uma lista de diversos museus em todo o mundo que oferecem visitas a galerias e principais obras de arte online. Alguns deles possuem coleções de fotógrafos renomados.

  Aproveite o tempo em casa para passear pelos corredores de lugares maravilhosos como o Louvre, em Paris; o Metropolitan, em NY; e o MASP, em São Paulo. 

  É uma ótima maneira de não se isolar completamente do mundo e ainda se manter conectado com a cultura e a arte. É um alento em dias tão difíceis e você ainda sairá dessa expert em grandes artistas e com seu repertório de referências visuais renovado. Ah! E tudo sem fila e de graça. Bora passear, mesmo que virtualmente!

 A Pinacoteca de Brera estará fechada até 3 de abril, mas seu coração continuará batendo e isso se fará virtualmente". Ela não é a única a optar pelo serviço. Localizado em Milão, na Itália, o espaço convoca o público para continuar acompanhando seu acervo através do site.

 A Pinacoteca de São Paulo também encontra-se fechada, estará fechada até 16 de abril, mas isso não significa que é impossível visitar suas obras. Um dos mais belos museus da cidade de São Paulo, a Pinacoteca é um deleite para os olhos. O antigo prédio Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX, já seria o suficiente para merecer o passeio virtual. A Pinacoteca vai bem além e apresenta um belíssimo acervo, que começou com apenas 26 quadros e hoje conta com mais de 9.000 obras de arte. O destaque é a coleção de artistas nacionais, especialmente dos séculos XIX e XX, entre eles: Benedito Calixto, Pedro Alexandrino, Victor Meirelles, Eliseu Visconti, José Ferraz de Almeida Junior e Anita Malfatti. Por meio do Google Arts & Culture, o usuário pode visitar as principais salas da Pinacoteca, com visão 360º sem sair de casa, com destaque para a obra Mestiço, de Cândido Portinari.

O museu virtual está disponível em português, inglês e espanhol.

PINACOTE DE BRERA, ITÁLIA

Abertura do site do Museu Metropolitan Museu of Art

Metropolitan Museum of Art

Um dos mais famosos museus da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, o Metropolitan Museum of Art – conhecido como MET – oferece uma experiência completa no seu site. É possível ter uma visão 360 graus dos principais locais do museu, como o corredor principal, além de visualizar fotos e descrições sobre as obras.

Pirâmide do Louvre - Paris

Louvre

O Museu do Louvre faz parte da lista de desejos de muitos viajantes e ele é mesmo sensacional! Apesar das longas filas que são comuns e da corrida incansável para chegar à Mona Lisa, o Louvre deve e merece ser visitado com calma. Aproveite então o passeio virtual para curtir detalhes das obras (algumas delas em alta resolução e riqueza de detalhes) e corredores sem as dezenas de pessoas fazendo Self ao seu lado. A parte chata da visita virtual ao Louvre é precisar instalar o Flash (para quem ainda não tem disponível no computador). O Louvre não está entre os melhores sites de museus virtuais, mas certamente está entre os melhores museus do mundo. Não perca a visita!

O museu virtual está disponível em francês, inglês, espanhol e outras línguas.

Cena do Filme: Curtindo a Vida Adoidado

Art Institute of Chicago

Eternizado nas cenas do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, o Art Institute of Chicago é um dos mais impressionantes museus da cidade e tem um dos melhores acervos do mundo, especialmente do período impressionista. São mais de 300 mil peças guardadas pelos dois leões de bronze que encantam os visitantes na entrada do prédio. Um dos mais disputados quadros do museu é a obra American Gothic, pintada pelo americano Grant Wood em 1930, que pode ser conferido de perto em uma tour virtual, a obra Nighthawks de Edward Hopper, Paris Street - Rainy Day de Gustave Caillebotte assim como outras obras importantes do museu. Os áudios disponíveis no audioguia do museu também estão acessíveis online. Ótimo para saber mais sobre cada obra.

O museu virtual está disponível em inglês. Eles também contam com um canal no youtube para falar das obras do museu.

Reprodução do site oficial com a imagem 360º da Capela Sistina

Museu do Vaticano, Roma - Itália

O Museu do Vaticano é capaz de dar uma canseira até nos turistas mais atletas, a começar pelas longas filas e corredores que levam a obras de arte reunidas por séculos da história. Virtualmente será bem mais tranquilo visitar os suntuosos salões que formam o museu e ainda ver com calma cada detalhe da sempre disputada Capela Sistina, que tem parte da obra executada por Michelangelo. Entre as obras de arte do Museu do Vaticano, podem ser vistos trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros. Diversas obras, capelas e edificações podem ser visitadas em vídeos e em fotos 360º.

O museu virtual está disponível em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.

Reprodução do site do Museu d’Orsay no Google Arts & Culture.

Museu D’Orsay - Paris - França

O Louvre é maravilhoso, mas o d’Orsay é favorito de muitos turistas que passam por Paris. Com tamanho mais compacto (funciona dentro de uma magnífica estação ferroviária construída em 1900) e acervo mais enxuto, o d’Orsay costuma ser mais fácil de percorrer. O espaço apresenta a arte na França, Europa e Estados Unidos do período de 1848 a 1914. Virtualmente é possível conhecer mais sobre o acervo e história da arte em diversos vídeos educativos e ainda percorrer os corredores e ver em detalhes as principais obras por meio do Google Arts & Culture.

O museu virtual está disponível em francês, inglês, espanhol, alemão e italiano.

Fachada do Museu MASP

MASP - São Paulo - Brasil

Principal museu de São Paulo, o MASP marca o coração da Avenida Paulista. O Museu estará fechado por tempo indeterminado por causa do Covid-19.

Com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o prédio do MASP é famoso pelos quatro pilares vermelhos que apoiam o grande vão livre de 74 metros. Entre as obras do museu, destacam-se nomes nacionais como: Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. A arte internacional é representada por: Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Degas, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall, Cindy Sherman entre outros. Virtualmente você poderá conhecer o acervo do museu, acessar galerias e detalhes das peças em exposição. O passeio pelos corredores pode ser feito pelo Google Arts & Culture. 

O museu virtual está disponível em português e inglês.

Entrada do Museu de História Natural em Washington DC

National Museum of Natural History - Whashington DC - Estados Unidos

A popularidade do National Museum of Natural History entre os turistas pode ser explicada pelo incrível acervo. São mais de 126 milhões de espécimes e artefatos que encantam os visitantes. Logo na entrada do prédio, você será recebido por um amigável elefante. E este é só o começo da viagem. Ao longo dos corredores, você irá se deparar com animais fantásticos, uma gigantesca réplica de baleia azul pendurada no teto, aquários que contam um pouquinho sobre os mares e oceanos, esqueletos de dinossauros e muito mais! Famoso pela interatividade que oferece aos visitantes, o National Museum of Natural History, do grupo Smithsonian, não desaponta online. No site oficial é possível percorrer os corredores clicando no mapa disponível na página e ainda ver de perto algumas das atrações e o materiais em exposição em 360º ou em realidade virtual.

O museu virtual está disponível em inglês.

Uma vista, do quarto andar do museu, para o Jardim de Esculturas Abby Aldrich Rockefeller.

MOMA - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - Estados Unidos

A instituição americana tem em seu acervo físico mais de 200.000 obras. Quase metade delas, 84.000, podem ser vistas no site do museu. Está lá A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh (abaixo; 1853-1890). A busca é fácil de usar e contempla nomes de artistas e de trabalhos. Uma boa é também se aventurar e encontrar nomes de fotógrafos conhecidos por aqui, como Ansel Adams, Dorothea Lange, Berenice Abbott, Robert Frank, Edward Weston, Alfred Stieglitz, Edward Steichen, Walker Evans, Man Ray, Henri Cartier-Bresson, Irving Penn, Diane Arbus, Cindy Sherman, Richard Avendon entre outros.

Outros museus para visitar Online.

Museu Pablo Picasso, Barcelona – Espanha

Rijksmuseum, Amsterdam – Holanda

Museu Reina Sofia, Madrid – Espanha

Yad Vashem Museu do Holocausto, Jerusalem – Israel

Van Gogh Museum, Amsterdam – Holanda

The Guggenheim, Nova York – Estados Unidos

Museu Orangerie, Paris – França

MEP - Maison Européenne de la Photographie, Paris - França

The Getty Center, Los Angeles – Estados Unidos

National Museum of Modern and Contemporary Art, Gwacheon – Coreia do Sul

Museu do Amanhã, Rio de Janeiro – Brasil

Museu de Arte do Rio - Mar , Rio de Janeiro - Brasil

MIS - Museu da Imagem e do Som, São Paulo - Brasil

IMS - Instituto Moreira Sales, Rio de São Paulo - Brasil

Museu Casa de Portinari, São Paulo - Brasil

La Casa Azul – Museu Frida Kahlo, Cidade do México, México

Instituto Inhotim, Brumadinho – Minas Gerais

Hermitage Museum, St Petersburg – Russia

Ohara Museum of Art, Kurashiki – Japão

24 Mar 2020

29 Museus para você visitar durante a quarentena

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

covid-19 exposições virtuais museus virtuais quarentena

Quem viu também curtiu

04 de Jun de 2020

Covid-19 - Uma lista de coisas para ajudar nessa quarentena

11 de Jun de 2020

06 Dicas dos Astronautas para enfrentar o Isolamento Social

11 de Jun de 2020

Coronavírus: Amazon disponibiliza livros gratuitos para baixar

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp