11/06/2020 às 10:54 Artigos Covid-19

06 Dicas dos Astronautas para enfrentar o Isolamento Social

122
3min de leitura

Se há uma habilidade que os astronautas precisam desenvolver é a da convivência em grupo, sobretudo dentro de espaços pequenos, durante muito tempo. Essa habilidade é chamada por psicólogos e astronautas como "comportamento expedicionário".

  A astronauta americana Anne C. McClain, da Nasa, publicou dicas no seu twitter @astroannimal para que a população possa enfrentar os tempos de isolamento devido ao avanço dos casos de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, com base no treinamento de "comportamento expedicionário".

  As dicas foram compiladas e divulgadas pela Nasa. Confira:

  1. Comunicação

Esta dica pode ser aplicada tanto para quem está isolado em quarentena, mas convive com familiares, como para quem está trabalhando em casa e precisa dividir espaço com outras pessoas.

De acordo com a McClain, a habilidade de comunicação é necessária para que as pessoas sejam ouvidas e entendidas claramente – e evitar conflitos em um espaço pequeno.

"Compartilhe informações e sentimentos livremente", afirma a Nasa, com base nas dicas de McClain.

"Fale sobre suas intenções antes de agir. Use terminologia adequada. Discuta quando suas ações ou de outras pessoas não ocorreram como o esperado. Tire um tempo para analisar a ação após o sucesso ou conflito. Ouça, depois redefina o que disse para garantir que tudo seja entendido", afirma a Nasa.

E, principalmente, "admita quando estiver errado", caso isso ocorra.

  2. Autocuidado é importante

Você está se cuidando ou passa o dia todo de pijama e descabelada?

Ter "autocuidado" significa saber se você está saudável física e psicologicamente. Isso inclui higiene, gerenciamento de tempo, sono e humor. "Através do autocuidado, você demonstra sua capacidade de ser proativo para se manter saudável", afirma a Nasa.

  3. Cumpra uma agenda ou expediente

Um dos maiores desafios relatados pelos astronautas é não saber estabelecer a hora de parar de trabalhar. Home Office não é férias, mas também não significa trabalhar 24 horas. É preciso criar uma rotina, separar um local para o trabalho, fazer intervalos e pensar como se estivesse no escritório. Quem sabe até dá para encaixar um happy on line com os amigos ou assistir uma live do colega de fotografia!

  4. Cuidado com o grupo

O grupo também precisa estar saudável física e psicologicamente. A saúde do grupo poderá ser abalada pelo estresse, fadiga, doença, quantidade de suprimentos, recursos, e a carga de trabalho. Segundo a Nasa, é preciso reconhecer estes elementos para manter o desempenho, apesar dos desafios.

"Demonstre paciência e respeito. Incentive os outros. Monitore sua equipe quanto a sinais de estresse ou fadiga. Incentive a participação nas atividades da equipe. Desenvolva relacionamentos positivos. Voluntarie-se para as tarefas desagradáveis. Ofereça e aceite ajuda. Compartilhe o crédito e assuma a culpa", afirma a Nasa.

  5. Tenha um momento de Lazer

Os astronautas falam muito sobre a importância de ler, escrever, cantar, dançar, assistir um filme. Afinal, para manter a mente sã precisamos de uma vida equilibrada.

No nosso blog temos listas de museus virtuais, podcasts, apresentações do TED, filmes e muito mais conteúdo que pode te ajudar a relaxar.

  6. Excesso de Notícias e Fake News

 Passar o dia com a TV ligada nos telejornais que só falam da pandemia não é saudável e pode gerar ansiedade. Reserve apenas um momento do dia para se informar e depois não veja mais nada sobre o tema.

 Também é importante tomar cuidado com as fake News. Não compartilhe nada pelo whatsapp antes de checar se aquele assunto é fato. Procure se informar com especialistas no assunto. O tempo no espaço ensinou aos astronautas sobre a importância de confiar nas orientações de pessoas que sabem mais do que eles sobre alguns assuntos como ciência, engenharia, medicina etc. 

Direito de Imagem: Anne C. McClain (a primeira abaixo, à esquerda), ao lado de colegas na Estação Espacial Internacional — Foto: Nasa

11 Jun 2020

06 Dicas dos Astronautas para enfrentar o Isolamento Social

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

covid-19 dica dos astronautas isolamento social

Quem viu também curtiu

19 de Abr de 2022

09 Lugares para fotografar no Rio de Janeiro

11 de Jun de 2020

Mais de 100mil rostos que nunca existiram

04 de Jun de 2020

Covid-19 - Uma lista de coisas para ajudar nessa quarentena

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp