05/06/2020 às 23:17 Referências Fotográficas

Fotografia significa contar histórias

107
2min de leitura

Fotografia significa escrever com a luz. Logo, fotografia pode significar contar ou conhecer histórias.

A fotografia sempre me presenteia com histórias lindas e emocionantes. E uma das coisas mais fascinantes para mim é a possibilidade de poder conhecer trabalhos, histórias e pessoas como o maravilhoso fotógrafo paraense Alexandre Sequeira.

Conheci esse trabalho pelo TED e me emocionei junto com o fotógrafo.

“Falar de fotografia é falar de como a gente vê o mundo, identidade, memória, vida e morte, verdade, fabulação...”

— ALEXANDRE SEQUEIRA

Alexandre Sequeira é formado em arquitetura, fotógrafo e professor da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, com especialização em Semiótica e Artes Visuais.

Na década de 1990, o fotógrafo paraense foi levado por um amigo a um isolado vilarejo de pescadores, distante a 150 quilômetros de Belém (PA). A partir daí as visitas ao local ficaram frequentes, surgindo então uma amizade com os moradores, e Sequeira tornou-se uma espécie de “fotógrafo oficial” da comunidade, fazendo até fotografias para documentos. “Com essas relações, fui cada vez mais entrando na intimidade das pessoas”, conta ele, que acabou também recuperando fotos antigas dessas pessoas, ao mesmo tempo em que ouvia histórias do passado e testemunhava uma sensação de autorreconhecimento dos habitantes da vila, despertada tanto pelas fotos antigas quanto pelas imagens atuais.

Em 2004, época em que a energia elétrica chegou à vila Nazaré de Mocajuba, Sequeira ganhou uma bolsa de pesquisa em artes do Instituto de Artes do Pará (IPA). Ainda sem um tema definido para o estudo, a atitude solene de alguns moradores ao serem fotografados chamou a atenção dele, e começou aí o embrião do trabalho que faz parte da mostra “Nazaré de Mocajuba”. Sequeira pediu aos moradores alguns objetos usados (que o fotógrafo achava que diziam algo sobre seus donos), como cortinas, lençóis, toalhas de mesa e redes, e os trocou por novos. Neles, o fotógrafo fez estampas com serigrafia da foto de cada morador em tamanho real. 

O resultado desse trabalho incrível você confere nesse vídeo abaixo:

05 Jun 2020

Fotografia significa contar histórias

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

alexandre sequeira instituto de artes do pará nazare de mocajuba referência fotográfica ted talks

Quem viu também curtiu

05 de Jun de 2020

15 Fotógrafas Famosas e suas Fotos

11 de Jun de 2020

Os 10 melhores TED Talks para você assistir

24 de Mar de 2024

Novo Podcast sobre Fotografia

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp