05/06/2020 às 20:51 Referências Fotográficas

15 Fotógrafas Famosas e suas Fotos

607
10min de leitura

A fotografia não seria o que é hoje se não fosse pela coragem e paixão dessas 15 fotógrafas impressionantes que compartilham uma coisa incrível: seu gênero. Como tantas outras coisas na história, a fotografia é muitas vezes vista como um lugar lotado para os homens, mas, graças à convicção e paixão de muitas grandes mulheres, a fotografia alcançou um estado sublime de arte e disciplina.

Graças à nossa lista de "Fotógrafas Famosas", lembramos as grandes obras do passado próximo neste mundo frenético de imediatismo e conteúdo viral. No espírito das listas e do nosso amor pela fotografia, temos o prazer de apresentar 15 fotógrafas famosas do século XX.

De artistas complexas como Francesca Woodman a inacreditavelmente feroz como a jovem Gerda Taro, as mulheres contribuíram muito para a fotografia que conhecemos hoje. Na verdade, não seria o mesmo sem cada uma dessas 15 mulheres incríveis. E, embora estreitar a lista tenha sido difícil e agridoce, estamos entusiasmados em compartilhar nossas 15 melhores escolhas de fotógrafas famosas.

1. ANNIE LEIBOVITZ (1949 – )

© Annie Leibovitz

Ela foi influenciada por muitos fotógrafos como Robert Frank e Henri Cartier-Bresson - que são surpreendentemente bem conhecidos por seus trabalhos - durante seu tempo no San Francisco Art Institute. Também inspirada por Richard Avedon, Leibovitz teve um belo relacionamento com a escritora e ensaísta Susan Sontag, que contribuiu muito para a inspiração e o trabalho de Leibovitz.

© Annie Leibovitz

Hoje, Leibovitz é considerada a fotógrafa dos famosos. Suas produções são muito bem pensadas e oferecem conceituação extrema. Ela também é conhecida por tirar a última imagem de John Lennon antes de sua morte.

Você pode ver alguns de seus trabalhos aqui, mas se você tiver a chance de comprar este livro, por favor, faça. Você não vai se arrepender.

2. BERENICE ABBOTT (1898 – 1991)

Uma fotógrafa americana amplamente conhecida por seus retratos, o amor pela fotografia de Berenice Abbott começou em 1920, quando ela trabalhou como assistente de câmera para o fotógrafo peculiar e amplamente conhecido como o surrealista Man Ray. Desenvolvendo seu próprio talento e estética depois de conhecer pessoas como Max Ernst, James Joyce e Edna St. Vincent Millay, ela também se inspirou nas imagens agradáveis de Eugène Atget.

© Berenice Abbott

Num sentido artístico, a Abbott buscava imagens objetivas que se destacassem por si mesmas, em vez de referenciar apenas outras formas de arte clássica, com o preto e o branco sendo seu meio de escolha. Seus retratos são historicamente centrados em torno das guerras mundiais e figuras culturais com suas fotografias arquitetônicas e urbanas, como aquelas vistas em suas peças em Nova York, oferecendo uma estética impressionante.

© Berenice Abbott

Você pode ver um pouco do seu trabalho aqui.

3. CINDY SHERMAN (1954 – )

Cynthia Morris Sherman é uma artista e fotógrafa peculiar que também é uma das figuras mais importantes da era do pós-guerra, com seu trabalho exposto no Museu de Arte Moderna por mais de três décadas. Ela é mais conhecida por personificar os estereótipos clássicos do “film noir” ( expressão francesa designada a um subgênero de filme policial )  e do cinema europeu no que é conhecido como "filmes de autor" dos anos 50 e 60.

© Cindy Sherman

Seu trabalho mais famoso é Untitled Film Stills, que foi produzido de 1977 a 1980 e inclui uma série de 69 fotos onde ela encena femininos clichês da cultura pop do século XX. Seu duplo papel consistente como sujeito e espectador é uma evidência marcante de sua declaração artística.

© Cindy Sherman

4. DIANE ARBUS (1923 – 1971)

Diane Arbus era uma fotógrafa americana que se concentrava em um grupo demográfico excepcionalmente singular - os marginalizados. Durante seu tempo, este grupo social foi preenchido por anões, gigantes, transgêneros, nudistas, artistas de circo e muitas outras personas surreais que capturaram sua atenção. Ela é muitas vezes considerada a Sylvia Plath da fotografia por causa de seu trabalho, bem como seu suicídio precoce. O que sabemos hoje sobre Arbus é graças à brava e apaixonada convicção de John Szarkowski, o famoso e histórico curador do Museu de Arte Moderna. Ele apresentou seu trabalho ao lado de Garry Winogrand e Lee Friedlander sob o conceito intitulado "Uma nova geração de fotógrafos de documentário".

© Diane Arbus

Incorporando a importância de se aproximar das pessoas quando se trata de retratos ambientados e cotidianos,  Arbus é uma verdadeira inspiração. Ela foi creditada por habilidade surpreendente de separar seus assuntos do contexto ou da sociedade.

© Diane Arbus

Você encontra um livro com seus trabalhos aqui.

5. DOROTHEA LANGE (1895 – 1965)

Dorothea Lange foi uma importante fotógrafa documental e fotojornalista americana  conhecida por seu trabalho durante a Grande Depressão do século XX pela Farm Security Administration (FSA).

© Dorothea Lange

A Mãe Migrante é talvez seu trabalho mais icônico e é também a imagem mais famosa que ela produziu durante seu período na FSA. A imagem incorpora as complexas lutas da classe trabalhadora americana da época.

Migrant Mother ©Dorothea Lange

Você pode ver mais exemplos do seu trabalho aqui.

6. FRANCESCA WOODMAN (1958 – 1981)

Nascida em uma família de artistas, Francesca Woodman não era estranha à fotografia americana e aos seus influenciadores graças a seus pais, George e Betty Woodman. Hoje, os Woodmans gerenciam os arquivos de suas filhas, que incluem aproximadamente 800 imagens, das quais apenas 120 foram divulgadas por meio de exposições ou em livros.

© Francesca Woodman

Talvez não seja a fotógrafa feminina mais famosa, mas o talento de Woodman é inegável. Ela é conhecida principalmente por seus auto-retratos e foi definida por sua atitude desveladora em relação à câmera. Embora ela tragicamente tenha cometido suicídio aos 22 anos de idade em 1981, seu trabalho continua a ser alvo de ampla aclamação e atenção da crítica.

© Francesca Woodman

Você pode ver mais do trabalho dela aqui.

7. GERDA TARO (1910 – 1937)

Gerda Taro é uma fotógrafa que a história não pode esquecer. Nascida como Gerta Pohorylle, mas assumindo o seu pseudônimo de fotojornalista jovem e talentosa, Taro foi pioneira no fotojornalismo, especialmente quando se fala da guerra. Hoje, ela é reconhecida como a primeira fotojornalista a cobrir um conflito em Belic e, infelizmente, também é conhecida como a primeira mulher que morreu fazendo essa tarefa corajosa.

© Gerda Taro

Romanticamente envolvida com Endre Ernö Friedmann, Taro e Friedmann clicaram sob uma assinatura - Robert Capa.  Por causa disso e da dificuldade em determinar a autoria de algumas imagens, o trabalho de Taro é muitas vezes complexo e difícil de examinar. Um mecanismo que tem sido confiável ao atribuir certas imagens a Taro e outros a Friedmann é o formato das imagens. Taro trabalhou com uma câmera de médio formato 6 × 6, enquanto Friedmann trabalhava com uma câmera de 35mm; no entanto, mesmo assim, o compartilhamento de câmeras poderia ter ocorrido facilmente.

© Gerda Taro

O irmão de Friedmann, Cornell Capa, é o homem por trás do Center of Photography e assumiu a tarefa de publicar alguns dos trabalhos de Taro aqui. Você também pode ouvir essa música de Alt-J que é dedicada a Taro ou assistir ao vídeo The Mexican Suitcase que fala sobre alguns negativos produzidos por Taro, Friedmann e David “Chim” Seymour.

8. HELEN LEVITT (1913 – 2009)

Para mim (e muitos outros fotógrafos também), captar humor com fotografia pode ser difícil. No entanto, Helen Levitt fez parecer fácil. Uma fotógrafa americana conhecida por sua fotografia de rua, o talento de Levitt não parou por aí enquanto ela dominava a captura de humor nas ruas. Ela é agora considerada a "fotógrafa feminina mais celebrada e menos conhecida de seu tempo" e foi pioneira em fotografia de rua em cor. Hoje, existe até um enorme debate sobre a fotografia de rua ser monocromática ou colorida.

© Helen Levitt

Ao solicitar e receber não apenas uma bolsa, mas a bolsa de prestígio do Guggenheim, Levitt teve uma excelente oportunidade de explorar sua cidade natal. Com a concessão renovada pela segunda vez em 1960, ela honrou os requisitos da bolsa e o mundo da fotografia, capturando centenas de imagens que mudaram do preto e branco para as cores.

© Helen Levitt

Você encontra um livro do seu trabalho aqui. E mais do seu trabalho no MoMA.

9. IMOGEN CUNNINGHAM (1883 – 1976)

Uma fotógrafa americana conhecida principalmente por seu trabalho botânico, bem como seus nus e paisagens industriais, Imogen Cunningham era membro do famoso grupo de fotografia f / 64. Ela foi uma das primeiras fotógrafas profissionais do sexo feminino com seu amor, paixão e compromisso pela arte que atinge muitas áreas.

© Imogen Cunningham

Um aspecto importante da arte de Cunningham é que ela também estava muito interessada em assuntos humanos, especialmente artistas, com suas paisagens industriais mostrando uma inegável “pegada humana”. Ela é freqüentemente associada com outros icônicos fotógrafos do século 20 como Ansel Adams, Minor White, e Dorothea Lange.

10. MARGARET BOURKE-WHITE (1904 – 1971)

O trabalho de Margaret Bourke-White tornou-se o paradigma do compromisso social e político do jornalismo fotográfico norte-americano. Ela estava particularmente interessada em fotografia industrial e recebeu sua primeira missão da revista Fortune em 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela trabalhou como correspondente de guerra e retratou a realidade muitas vezes dura da guerra. Suas imagens em movimento da libertação dos campos de concentração tiveram repercussão mundial em termos de percepção e consciência.Graças a uma missão da revista LIFE, Bourke-White mudou-se para a Índia em 1946 para capturar a libertação dos hindus. Sua imagem mais icônica desse período é a de Gandhi e o Spinning Wheel, que enfatizava a importância da roda de fiar como símbolo da independência da Índia.

Ghandi and the Spinning Wheel © Margaret Bourke-White

Você encontra mais do seu trabalho aqui.

11. MARY ELLEN MARK (1940 – 2015)

Mary Ellen Mark era uma incrível fotojornalista americana com um foco social especial em pessoas que estavam “longe da sociedade dominante”. Seu trabalho mais famoso é Streetwise e pode ser visto aqui. Graças a publicações como LIFE, Rolling Stone, The New Yorker e The New York Times, seu trabalho viu a luz do dia. Ela também foi membro da Magnum Photo Agency por 5 anos.

© Mary Ellen Mark

Embora ela seja amplamente conhecida como fotojornalista e fotógrafa de  documentários, suas imagens vão além dos gêneros. Seu trabalho não é como qualquer outro jornal de notícias porque eles estão profundamente enraizados na realidade com muitas das lutas sociais e questões do tempo registradas nas faces humanas de seus assuntos que de outra forma seria obscurecido no mundo seco das estatísticas. 

© Mary Ellen Mark

Você pode ver alguns de seus trabalhos aqui.

12. SALLY MANN (1951 – )

Extremamente conhecida no mundo das belas artes, a técnica favorita de Sally Mann tem sido o grande formato  com fotografias em preto e branco. Ela se concentra nos aspectos assustadores da vida e desafia o espectador com imagens que muitas vezes parecem estranhas ao público comum.

© Sally Mann

Prolífica quando se trata de assuntos de paisagens para imagens íntimas e próximas de seus próprios familiares e entes queridos, Mann é conhecida por usar sua família como seus assuntos principais. Como podemos ver neste magnífico trabalho, ela compartilha a intimidade de seus próprios filhos pequenos, muitas vezes nus, cuidando de suas vidas diárias - comendo, dormindo e brincando.

© Sally Mann

Você pode ver ótimos exemplos de seu trabalho aqui. Se você tiver a oportunidade de assistir a uma exposição de seu trabalho, faça isso. Você não vai se arrepender!

13. SUSAN MEISELAS (1948 – )

Susan Meiselas é uma fotógrafa americana de documentários cujo trabalho foi publicado em muitos jornais e revistas, incluindo o New York Times, o Times, a Time, a GEO e a Paris Match. Além de ser membro da Agência de Fotos Magnum desde 1980, ela recebeu a Medalha de Ouro Robert Capa de 1979 e foi nomeada MacArthur Fellow em 1992. 

Sua imagem icônica intitulada Molotov Man tornou-se um símbolo de causas revolucionárias primeiro na Nicarágua e depois em outros países, como o Guerrillero Heroico de Alberto Korda, tornou-se um símbolo internacional. Meiselas também documentou o Massacre El Mozote em 1981 durante o conflito de guerra civil em El Salvador.

Molotov Man © Susan Meiselas

Um de seus ensaios mais importantes é o Carnival Strippers, no qual ela documentou as duas faces dos shows de carnaval itinerante nos Estados Unidos de 1972 a 1976.

Carnival Strippers © Susan Meiselas

Você pode ver mais do seu trabalho aqui.

14. TINA MODOTTI (1896 – 1942)

Embora ela tenha nascido na Itália, a vida e a fotografia de Tina Modotti foram fortemente marcadas pelo tempo que ela passou no México com suas fotografias transmitindo sua própria sensibilidade à cultura mexicana enquanto refletia a evolução de suas ideias políticas. Imersa na cena vanguardista mexicana, ela criou um importante arquivo fotográfico sobre a cultura e política do país após a revolução.

© Tina Modotti

Muitos acreditam que Modotti tentou equilibrar a dicotomia entre estética e política, apresentando-lhes elegância absoluta. De longe, sua imagem mais icônica é o Desfile dos Trabalhadores. Mais de seu trabalho pode ser encontrado aqui.

Worker’s Parade © Tina Modotti

15. VIVIAN MAIER (1926 – 2009)

Vivian Maier não era conhecida como uma fotógrafa como as outras mulheres da nossa lista. Em vez disso, ela trabalhou como babá por quatro décadas e levou sua câmera em seu tempo livre para perseguir e colecionar momentos nas ruas. Ela tirou 150.000 fotografias durante a sua vida e reescreveu a história da fotografia de rua com o seu trabalho. Ela é um ótimo exemplo da importância de constantemente revisitar a história.

© Vivian Maier

Durante sua vida, suas imagens eram completamente desconhecidas e, portanto, permaneciam inéditas. Suas imagens eram para ela e mais ninguém. Suas fotografias privadas foram controversamente descobertas por John Maloof, e é por isso que suas imagens mais preciosas estão disponíveis para o nosso deleite. Você pode ver mais de seu trabalho aqui e no seu livro. Você também pode assistir ao documentário Finding Vivian Maier para entender mais sobre suas crenças. Depois, talvez você tenha suas próprias dúvidas sobre a controversa descoberta e publicação de seu trabalho.

© Vivian Maier

Texto de Viktor Elizarov   

Fonte: Foto Traces

Tradução: Ana Campbell

05 Jun 2020

15 Fotógrafas Famosas e suas Fotos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

annie leibovitz Cindy Sherman dorothea lange fotógrafa francesca woodman gerda taro vivian maier

Quem viu também curtiu

11 de Jun de 2020

Os 10 melhores TED Talks para você assistir

05 de Jun de 2020

Fotografia significa contar histórias

24 de Mar de 2024

Novo Podcast sobre Fotografia

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp