28/05/2022 às 17:11

Por que a impressão fica diferente do que se vê na tela do computador?

33
2min de leitura

Padrões CMYK ou RGB? Isso causa uma enorme confusão na cabeça dos fotógrafos, e pessoas leigas de um modo geral. Afinal, como as cores podem ser diferentes?

E porque a impressão muitas vezes fica muito diferente do que se vê na tela do computador. A resposta é simples, são apenas os padrões de cores utilizados, o CMYK e RGB, um baseado em luz e o outro em pigmento. Conheça a diferença entre CMYK e RGB e porque é importante diferenciar cada um.

CMYK corresponde as cores, Ciano, Magenta, Yellow (amarelo) e Black (preto), enquanto o RGB são as cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).

O sistema RGB costuma ser utilizado nas cores de câmeras, monitores e televisões.

CMYK é o padrão mais utilizado para a impressão. E tem como proposta reproduzir, da maneira mais fiel possível, a maioria das cores do espectro visível e é por isso que seja o esquema oficial do universo gráfico.

Quando exportamos as fotos do Lightroom ou lâminas de um álbum pelo SmartAlbuns ou Design Box estamos exportando em SRGB. Mas a impressão é feita em CMYK. Então, como mitigar essa diferença de cor e garantir que a impressão terá as mesmas cores que você vê no computador?

Primeiro passo é pedir a Tag de cor da empresa responsável pela impressão dos seus álbuns e comparar esse arquivo com a mostra de papéis.

Na IpsisPro o cliente recebe o mostruário de papéis e a tag via e-mail para fazer essa validação.

Exemplo de uma Tag da IpsisPro
Exemplo de uma Tag da IpsisPro

Se houver diferença entre a cor que você enxerga desse cartão visual (pela tela do computador) para a mesma imagem impressa no mostruário você vai precisar fazer uma calibração (ajuste) no seu monitor de trabalho. A sua encadernadora ou gráfica pode te ajudar nesse processo enviando o perfil de cores ou até mesmo te enviando o passo a passo para efetuar esse ajuste.

Se você ficou interessado e deseja receber a Tag e o mostruário de papéis da Ipsis Pro, preencha o formulário clicando aqui.

28 Mai 2022

Por que a impressão fica diferente do que se vê na tela do computador?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

album álbum de casamento cmyk versus rgb impressão

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp