04/06/2020 às 20:58 Dicas e Tutoriais

5 Dicas para melhorar sua fotografia Macro

200
5min de leitura

Primeiro de tudo, o que é fotografia macro?

A macro fotografia (macrofoto ou macro) é a fotografia de pequenos seres e objetos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia ; são fotografados em seu tamanho natural ou levemente aumentados através de aproximação da câmera ou fazendo uso de acessórios destinados a este tipo de fotografia; as macro fotografias são exibidas em tamanho bastante ampliado para maior impacto visual.

Foto: Free Images

A maioria das câmeras digitais compactas são capazes de capturar imagens em macro ou close-up por simples aproximação. Na câmera digital básica o botão da função macro tem o desenho de uma florzinha. 

Já as câmeras DSLR herdaram das câmeras 35 mm diversos acessórios específicos para macrofotografia como objetivas macro, foles e tubos de extensão, lentes close-up, anéis de inversão, etc.

Cada um deles com suas vantagens e desvantagens:

·   As objetivasmacro são objetivas projetadas para focalizar a distâncias curtas e fixas, em escala natural, algumas provocando algum aumento no tamanho natural.

·   Os foles ou tubos de extensão aproveitam a objetiva normal ou macro da câmera SLR, proporcionando um aumento maior, dependendo da objetiva e extensão usada.

·   Os anéis de inversão (ou de reversão) são dispositivos que permitem montar a objetiva SLR invertida para obter ganhos significativos na ampliação.

·   Lentes close-up diminuem a distância mínima de foco e com isso permitem o aumento da imagem obtida.

·   Os flashes circulares (em inglês, ring flash), são ideais (quando não são absolutamente necessários) para iluminação em macrofotografia por serem colocados na frente da lente, não criando sombras indesejadas. Outra opção é o uso de um ou mais cabeças de flash, colocados fora da sapata da câmera, para melhor posicionamento da luz.

·   Tripés asseguram nitidez nas imagens, evitando tremores de câmera, mais utilizados na macro fotografia em estúdio.

    Designed by rawpixel.com / Freepik

E agora vamos às dicas:

1- Simplifique

Simplifique os assuntos e cores da sua composição macro.

Todas as ótimas fotos macro têm uma composição cuidadosamente escolhida. Ou seja, os elementos nas fotos foram organizados da maneira mais bonita possível. 

Então, se você quiser capturar fotografias macro incríveis, você precisa escolher cuidadosamente suas composições também.

 E a regra número um da composição?

 O menos é mais.

 Comece escolhendo um assunto para sua foto. Algo que se destaca - idealmente, a coisa que inicialmente atraiu você para a cena.

E uma vez que você encontrou seu assunto, remova qualquer distração da cena. Se houver objetos perdidos no fundo, remova-os. Se houver algo desagradável em primeiro plano, mude seu ângulo.

 O objetivo é isolar seu assunto de todas as formas possíveis. Você quer que o espectador saiba exatamente o que deve procurar.

 Mas, além de remover todas as distrações físicas, você também deve remover todas as cores que causam distração.

Uma foto macro deve ter três cores ou menos - quatro se você realmente estiver com dificuldades. Mas não mais que isso. Porque muitas cores causam distração.

Designed Aaron Borden / UnSplash

2. Gerar desfoque para belos fundos macro

Não é apenas o assunto da foto que você precisa simplificar. Você também precisa pensar no plano de fundo.

Os melhores fundos de fotografia macro são limpos, simples e uniformes. Eles não tiram atenção do assunto. Em vez disso, eles complementam o assunto e o ajudam a se destacar.

 Mas como você cria um plano de fundo simples e limpo?

 Uma maneira que pode te ajudar é trabalhar com uma abertura muito ampla (algo na faixa f / 2.8 a f / 4 de diafragma). Essas aberturas deixarão seu fundo mais desfocado.

 Este borrão do fundo é chamado bokeh. E fotógrafos macro adoram porque ajuda o assunto a se destacar.

Foto: Chen Dairui by Unsplash.

3. Foque manualmente para obter o melhor detalhe de fotografia macro.

Você já se esforçou para fixar o foco ao fazer fotografia macro?

É um problema comum. Como você está trabalhando com ampliações tão altas, o foco automático em sua lente, sem dúvida, terá dificuldades. E muitas vezes vai perder totalmente o seu foco

 A fotografia macro pode parecer uma luta. Mas não tem que ser.  Felizmente, há uma solução simples para esse problema: foco manual. O foco manual permite alterar o ponto de foco usando o anel na lente. Torça o anel da lente e o foco se move, permitindo que você se concentre perto, longe e feche novamente sem usar o foco automático da lente. Isso é extremamente útil para fotografia macro. Mesmo com grandes ampliações, você conseguirá manter o foco constantemente. Contanto que você mude para o foco manual, é claro.

Foto: Aaron Borden / UnSplash

4.  Fotografe apontando para o sol para um incrível bokeh de fundo.

Agora chegamos à parte divertida deste artigo: Como gerar um lindo bokeh de fundo.

Bokeh, é um dos efeitos mais famosos e conhecidos entre os fotógrafos, aquele efeito desfocado com luzes em formas circulares .

E aqui está a questão: se você conseguir criar um incrível bokeh nas suas fotos macro, isso fará com que sua foto se destaque da multidão.

 Mas como você captura o bokeh ?

 Aqui está um truque simples que você pode usar: fotografar de frente para o Sol.

 Primeiro, espere até o sol estar baixo no céu (de manhã cedo ou no final da tarde).

 Em seguida, encontre um assunto e coloque esse assunto entre você e o sol. Abaixe-se para baixo para que o sol fique atrás do seu assunto.

 Agora, mova-se até encontrar uma área onde o sol é tampado em parte por alguma coisa - galhos de árvores, folhas, etc.

 Por que isso é tão importante?

 Bem, a luz do sol não tão visível cria o melhor bokeh. Essas pequenas pontinhas de luz do sol produzem fundos incríveis.

Nota: você não quer o sol cheio no seu quadro. Caso contrário, o céu ficará muito claro e sua foto não terá detalhes sérios. Em vez disso, bloqueie a luz do sol com o assunto. 

Foto: Erop Kanemeb / Unsplash

5. Encontre combinações para as suas fotografias

Se você deseja criar cores maravilhosas em cores pastel em suas fotos macro, use combinações de sombra e sol.

 Quando o sol está baixo no céu, saia procurando por assuntos. As sombras serão longas, então você não deve ter nenhum problema em encontrar um bom assunto na sombra.

Com um pouco de paciência, você pode encontrar fundos incríveis para combinar com as cores do seu objeto principal. Então não se esqueça de experimentar.

 Capturar fotos de macro incríveis não precisa ser difícil. Você só precisa saber alguns truques.

 Por exemplo, você precisa simplificar suas composições.

- Pensar em belos cenários;

- Focar manualmente;

Se você puder fazer isso, suas fotos macro serão incríveis em pouco tempo.

Compartilhe suas fotos macro conosco nos comentários abaixo.

04 Jun 2020

5 Dicas para melhorar sua fotografia Macro

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia macro macrofotografia

Quem viu também curtiu

11 de Jun de 2020

Os 10 melhores TED Talks para você assistir

05 de Jun de 2020

16 Tipos de Fotografia: Qual é a ideal para você?

05 de Jun de 2020

07 Maneiras de trabalhar a sua Criatividade

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp