06/06/2020 às 00:24 Artigos

Samsung descobre tecnologia para deepfake com apenas uma foto

101
2min de leitura

Você sabe o que é deepfake?

O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na vida real. A técnica que permite fazer as montagens de vídeo já gerou desde conteúdos pornográficos com celebridades até discursos fictícios de políticos influentes. Circulam agora debates sobre a ética e as consequências da tecnologia, para o bem e para o mal.

Houve enormes avanços nos últimos anos na área de “deepfakes” da IA, ou fotos falsas ou vídeos de humanos criados usando redes neurais. Os vídeos falsos de uma pessoa geralmente exigem um grande número de fotos dessa pessoa, mas a Samsung descobriu como criar cabeças de conversa realistas a partir de uma única foto de retrato.

Em um artigo recém-publicado intitulado “Few-Shot Adversarial Learning of Realistic Neural Talking Head Models”, uma equipe de pesquisadores do Centro de IA da Samsung em Moscou, Rússia, compartilha seu novo sistema que tem essa “capacidade de poucos disparos”. A IA da Samsung passa por um extenso "meta-aprendizado", estudando uma enorme quantidade de vídeos. Uma vez familiarizado com rostos humanos, ele é capaz de criar falantes de pessoas que antes não eram vistas usando uma ou algumas fotos dessa pessoa. Para cada foto, o AI é capaz de detectar vários "marcos" no rosto - coisas como olhos, nariz, boca e vários comprimentos e formas.

Veja alguns exemplos:

E aí , o que achou disso? Comenta aqui.

Fontes: Bored Panda e Techtudo

06 Jun 2020

Samsung descobre tecnologia para deepfake com apenas uma foto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

deepfake samsung tecnologia

Quem viu também curtiu

19 de Abr de 2022

09 Lugares para fotografar no Rio de Janeiro

11 de Jun de 2020

Mais de 100mil rostos que nunca existiram

08 de Jun de 2021

Conexão Fotográfica: Pensando em desistir da fotografia?

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp