04/06/2020 às 20:25 Livros

Livros sobre Fotografia para Ler na Quarentena (ou depois dela)

134
3min de leitura

Estamos em quarentena. O covid-19 chegou e vivemos um momento sem precedentes, mas nem tudo está perdido. Tempos fé que logo isso tudo vai passar. Se você puder, fique em casa. E aproveite um pouco desse tempo para colocar a leitura em dia.

Nós separamos uma lista com alguns livros, que nós da Brownie41 amamos e que podem te ajudar agora ou depois.

Modelando A Luz. Uma Viagem Ilustrada Pelas Possibilidades Do Flash

Em Foto - Ratão Diniz

O livro reúne mais de 200 fotos do fotógrafo Ratão Diniz em um formato inovador: as imagens são enriquecidas com as muitas histórias capturadas pelo autor. Além das fotos, o leitor encontrará depoimentos, lembranças e frases de Ratão e de seus fotografados. A publicação está dividida em 4 capítulo temáticos: Favella, Graffiti, Festas Populares e Interior. Em cada um deles é possível perceber o fio de resistência que atravessa a obra de Ratão. Fotografando e viajando ele conta as histórias de um Brasil que persiste, resiste e reinventa o cotidiano com alegria, beleza e paixão.

Como Ler uma Fotografia

Vivemos em um mundo cada vez mais saturado de imagens, o que é uma prova do papel primordial exercido pela fotografia na comunicação humana. No entanto, fotografar o mundo e lê-lo por meio de fotos são atos menos simples do que poderíamos pensar. Afinal, tais atos influenciam a forma como compreendemos a realidade e a nós mesmos. É justamente por isso que devemos entender como e por que uma fotografia funciona e o que ela significa. Resumido, precisamos nos adiantar à teoria da fotografia.

Como ler uma fotografia apresenta uma clara introdução à análise visual da fotografia. Ao fazer uma abordagem histórica do desenvolvimento desse tipo de arte, Richard Salkeld nos oferece uma obra compreensível e lindamente ilustrada, resultante das reflexões que foram surgindo em torno das mais diversas imagens. Este livro possibilita uma fácil aproximação à teoria em que está encerrada a prática fotográfica contemporânea, tornando-se, assim, um guia básico para entender o papel fundamental que a fotografia tem na sociedade atual e em nosso ambiente cotidiano.Richard Salkeld é professor titular de História e Teoria da Arte e da Fotografia na Escola de Arte e Design da Universidade de Gloucestershire, na Grã Bretanha. Entre suas áreas de interesse estão o minimalismo, a teoria estética e a fotografia de rua.

Segue a lista completa:

Tudo sobre fotografia por Juliet Hacking e David CampanyA Prática da Fotografia de Rua por Glauco tavaresO novo manual de fotografia : Guia completo para todos os formatos por John Hedgecoe Para entender uma fotografia por John Berger  O Olho do Fotógrafo: Composição e Design para Fotografias Digitais Incríveis por Michael FreemanLeia isto se quer tirar fotos incríveis por Henry Carroll e Edson FurmankiewiczLeia isto se quer tirar fotos incríveis de gente por Henry Carroll e Edson FurmankiewiczUse este diário se quer tirar fotos incríveis por Henry CarrollContexto e narrativa em fotografia por Maria ShortMestres da fotografia: Técnicas criativas de 100 grandes fotógrafos por Paul Lowe e Edson FurmankiewiczVivian Maier: Street Photographer (English Edition) por Vivian Maier, John Maloof, e outrosA Visão do Fotógrafo: Entendendo e Valorizando Grandes Fotografias por Michael Freeman Outras Américas por Sebastião Salgado e Dorothée de BruchardAnnie Leibovitz at Work por Annie Leibovitz Mostre seu trabalho!: 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto por Austin Kleon e Isabel W. de Nonno 

Livros de Apoio

Psicologia das cores, a: Como as cores afetam a EMOÇÃO e a RAZÃO por Eva Heller e Maria Lúcia Lopes da SilvaO poder da presença por Amy Cuddy e Ivo Korytowski   Mindset por Carol S. Dweck e S. Duarte
04 Jun 2020

Livros sobre Fotografia para Ler na Quarentena (ou depois dela)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

11 de Jun de 2020

Coronavírus: Amazon disponibiliza livros gratuitos para baixar

25 de Jan de 2022

8 Livros de Fotografia para começar o ano bem

24 de Mar de 2024

Novo Podcast sobre Fotografia

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp